Embora as metodologias ágeis tenham sido construídas para desenvolvimento de software, hoje, elas já são aplicadas cada vez mais em outras áreas, pois colabora muito na entrega de valor, tornando uma peça fundamental para as empresas atingirem a inovação das suas entregas, com velocidade e qualidade.
Vamos citar alguns cases de sucesso, onde metodologias ágeis foram aplicadas saindo um pouco do contexto do desenvolvimento de software.
Toyota – Lean Startup
Em 28 de Agosto de 1937, uma das maiores empresas de automóveis do mundo estava sendo criada no Japão, a Toyota. Devido à competitividade no mercado, guerra comercial com os Estados Unidos e demais países, o grande desafio da época era a construção enxuta de automóveis evitando desperdícios, pouco estoque e no tempo certo.
Diferentemente do “modelo fordismo”, do qual se produzia em massa, a Toyota passou a construir carros sob demanda, criando o Lean Manufacturing devido à manufatura enxuta.
Com isto, a Toyota conseguiu alcançar de forma rápida os seguintes resultados:
- Poder de concorrência com as gigantes Americanas;
- Aplicação da melhoria contínua em seus processos;
- Maior qualidade na construção de seus produtos devido à possibilidade de maior tempo para testes e investimento na área;
- Maior economia na construção de seus produtos, gerando também maior lucratividade devido à manufatura enxuta.
FBI – Scrum
Após o atentado de 11 de Setembro, a equipe do FBI junto ao governo americano, decidiram criar o que seria mais tarde um dos projetos de desenvolvimento de softwares mais caros de toda a história, The Sentinel (A Sentinela). O Projeto tinha como objetivo rastrear possíveis casos de terrorismo antes que estes acontecessem no Estado Americano.
Na primeira tentativa, aprovou-se um orçamento de U$170 milhões para execução do projeto, o que mais tarde iria ‘morrer’ devido à falta de gerenciamento de requisitos, alto número de defeitos e ineficiência. Em 2006 este custo inicial já havia chegado em U$600 milhões e os problemas não diminuíram.
Outra tentativa foi realizada com uma nova empresa de desenvolvimento e mais U$405 haviam sido gastos, sendo que, os mesmos problemas apresentados no fracasso anterior estavam presentes na atual. Além de uma previsão de mais U$351 milhões a serem estourados.
Após a mudança para o Ágil em meados de 2010, o projeto iniciou-se mais uma vez, porém nesta situação com uma abordagem iterativa. Sprints de 2 semanas e resultados imediatos jamais vistos anteriormente. Resultado:
- Disponibilização do produto final em tempo hábil;
- Menor custo total do projeto em relação aos anteriores;
- Maximização do valor do produto em menor tempo;
- Visibilidade dos diretores sobre o produto e projeto desenvolvido em poucos dias, sprints após sprints e impressionando a diretoria;
- Atualmente, a Sentinela está em Produção e opera no combate ao terrorismo de maneira eficaz.
Existem outras áreas e indústrias em que as metodologias ágeis podem ser utilizadas:
Marketing
No setor de marketing, o Scrum pode ser usado para planejar e executar campanhas, gerenciar o lançamento de produtos, melhorar o desempenho do site e otimizar estratégias de mídia social.
Educação
O Scrum tem sido aplicado em escolas e universidades para melhorar a colaboração entre professores, envolver os alunos em projetos práticos e melhorar a eficiência do ensino.
Recursos Humanos
Na área de Recursos Humanos, o Scrum pode ser usado para gerenciar o recrutamento, melhorar o processo de integração de novos funcionários, planejar treinamentos e desenvolvimento de habilidades.
Saúde
Em hospitais e clínicas, o Scrum pode ser aplicado para melhorar a gestão de projetos relacionados a melhorias nos processos, desenvolvimento de novos protocolos médicos e implementação de sistemas de TI.
Gestão de Projetos
Além do desenvolvimento de software, o Scrum pode ser usado para gerenciar projetos em diferentes setores, como construção, engenharia, eventos, entre outros.
Design e Criatividade
Em equipes de design, o Scrum pode ser aplicado para melhorar a colaboração, aumentar a eficiência no processo criativo e entregar projetos no prazo.
Setor Financeiro
No setor financeiro, o Scrum pode ser usado para melhorar a agilidade no desenvolvimento de novos produtos financeiros, como aplicativos bancários, plataformas de investimento e serviços de pagamentos.
Setor de Vendas
O Scrum pode ser utilizado em equipes de vendas para melhorar a colaboração entre os membros da equipe, definir metas claras e realizar análises de desempenho regularmente.
Conclusão
Essas são apenas algumas das muitas áreas em que as metodologias ágeis podem ser aplicadas além do desenvolvimento de software. O importante é entender os princípios ágeis e adaptá-los de acordo com as necessidades e características específicas de cada área ou indústria.
Cada setor pode ter particularidades que exigem modificações no processo, mas a mentalidade ágil e a abordagem iterativa e incremental podem trazer benefícios significativos em diversas situações.
Diversas organizações de diferentes setores estão buscando como se tornarem mais ágeis para permanecerem competitivas em um mundo em constante mudança.
Referência
"https://odonodoproduto.com/casos-de-sucesso-na-implantacao-de-metodologias-ageis"
"https://blog.pmtech.com.br/atributos_do_scrum/"
"https://caroli.org/scrum-significado-aplicacao-conceitos-e-exemplos/"
Comments