Artigo produzido para a pós-graduação em engenharia de software ágil para a matéria de UX.
A escolha para este artigo será o capítulo seis, referente a pesquisa de usuário. O motivo desta escolha é referente a um estudo pessoal sobre a possibilidade de se ligar a antropologia etnográfica com a pesquisa de usuário. Essa ligação se dá pelo objetivo de ambas as disciplinas terem no final o mesmo objetivo, traçar um perfil do ser humano.
Primeiramente é importante definir o que é a etnográfica ou etnógrafo, segundo Wikipédia (2023), podemos definir a antropologia desta forma:
“O etnógrafo pode ser considerado um instrumento humano. Com um problema de pesquisa, uma teoria de interação ou de comportamento social e uma variedade de guias conceituais em mente, o etnógrafo se envereda em uma cultura ou situação social para explorar, coletar e analisar dados. O trabalho de campo, de muitas formas, é mais complicado que um estudo de laboratório, mas também pode ser muito compensador.”
Como podemos ver na definição, o etnógrafo procura “um problema de pesquisa, uma teoria de interação ou de comportamento social, bem aderente ao que buscamos quando realizamos uma pesquisa para a criação do produto.
Obviamente aqui devemos guardar as devidas proporções entre antropologia etnográfica e as nossas pesquisas, a antropologia trabalha conceitos mais profundos com metodologias que levam anos de estudos, mas podemos aproveitar o conceito básico dentro das nossas atividades.
Outra questão importante é que este tipo de abordagem etnográfica, busca uma visão maior da persona e não somente por dados demográficos, pois este pode mascarar a nossa persona em relação a sua real necessidade.
Segundo Wiethorn (2022), a etnografia está inserida dentro do que chamamos de antropologia cultural. Segue a definição de Antropologia Cultural:
“Através da Antropologia Cultural é possível conhecer a fundo seus clientes e entender seus hábitos, necessidades e pontos de dor.”
Dentro deste conceito de se usar a antropologia com base para ajudar no entendimento do cliente, cria-se então o que chamamos de Antropologia do Consumo ou Netnografia (Wiethorn, 2022).
É interessante que essa abordagem ajuda no entendimento da nossa persona. Saber para quem iremos criar o produto, qual o contexto em que ele está inserido e as suas dores é fundamental para o sucesso do projeto.
Já tive a oportunidade de ver produtos criados sem essa visão e infelizmente os resultados não foram os melhores, pois o que foi criado, foi feito com base no achismo e não estava aderente com as necessidades do cliente.
Segundo (Douglas, 1970 apud Wiethorn, 2022) o consumo é considerado um fenômeno cultural, fazendo uma ligação entre o hábito de comprar com os valores culturais.
Novamente recorrendo a Wiethorn (2022) ele separa em três passos para entender o consumidor, que são: Escuta social, pesquisa etnográfica e empatia.
Na questão de escuta social, o foco é coletar as informações nos canais que a empresa deixa à disposição do cliente, comentários em posts, reclamações em sites de avaliação, relatório da sua área de contact center, ou seja, todos os canais que o cliente possa externar as suas dores e as falhas na sua experiência. Esse tipo de dado pode gerar grandes insights tanto no entendimento do cliente como também de novas oportunidades para melhorar a sua experiência.
Na parte de pesquisa etnográfica, será onde iremos coletar o perfil do grupo ao qual queremos estudar. Veja, estamos falando de perfil e não somente de dados demográficos como falamos anteriormente, este tipo de abordagem é mais profundo, trazendo uma visão mais comportamental do que simplesmente de dados básicos. É comum vermos exemplos de personas onde somente alguns dados básicos são mostrados e pouco se é focado no que realmente irá nos nortear na criação da solução para este cliente.
Como terceiro passo, entramos na questão da empatia. Aqui iremos usar o resultado obtido na escuta para poder conversar e entender com esse cliente qual é realmente a sua dor, qual o job to be done que ele quer resolver. Neste tipo de pesquisa chamada de empática, devemos contar com equipes multidisciplinares para a organização desta conversa.
Para concluirmos é interessante ver a relação entre antropologia e as técnicas de entrevistas usadas pelas equipes de UX. Precisamos evoluir e usar insights de outras áreas para podermos melhorar a nossa percepção do público-alvo e entender o valor que o produto que queremos criar irá realmente gerar para o nosso cliente.
Referência Bibliográfica
ETNOGRAFIA. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2023. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Etnografia&oldid=65558459>. Acesso em: 04 ago. 2023.
WIETHORN, Rodrigo. Antropologia: 3 Novos Passos Para Entender seu Cliente. ln: Jornio. Jornio. s.l, 21 dez. 2022. Disponível em: https://jornio.com/blog/antropologia?utm_source=pocket_saves. Acesso em: 3 ago. 2023.
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