Teoria do trabalho a ser feito e a nossa Persona

Recentemente, revendo as minhas anotações de leitura, me deparei com algumas que fiz referente ao livro “Muito Além da Sorte” do autor Clayton M. Christensen. Este livro fala sobre a teoria do trabalho a ser feito ou mais comumente conhecida como “Job to be done”.

O grande foco do livro é mostrar que as pessoas adquirem um produto para poder atender a um trabalho. Usando um exemplo clássico: Ela compra uma furadeira não porque quer fazer buracos na parede, mas sim para que ela possa fixar um quadro na parede, ou seja, o real objetivo dela é fixar o quadro e não ter uma furadeira. A ferramenta se torna um meio e não o fim.

Mas o que me levou a escrever este arquivo é sobre um ponto do livro onde é definido as circunstâncias que podem levar uma pessoa a adquirir o seu produto. Essa questão da circunstância passa por uma análise mais complexa, as perguntas sugeridas pelo autor trazem uma visão de comportamento e momento que o cliente está vivendo. Vejam as sugestões de questionamentos feitas pelo autor (CHRISTENSEN et al. 2018):

“Existem inúmeras perguntas importantes que devem ser respondidas durante a definição da circunstância de um trabalho. “Onde você está?” “Que momento é esse?” “Quem está com você?” “Está fazendo o que enquanto isso?” “O que você estava fazendo meia hora atrás?” “O que você fará em seguida?” “Que pressões sociais, culturais ou políticas exercem influência?” E assim por diante. Nossa ideia de circunstância pode se ampliar para outros fatores culturais também, como estágio de vida (“acabou de terminar a faculdade?”, “está atolado em uma crise de meia-idade?”, “está para se aposentar?”), estado civil (“casado, solteiro, divorciado?”, “tem filho recém-nascido, tem filhos jovens ainda em casa, tem parentes adultos para cuidar?”) ou situação financeira (“está atolado em dívidas?”, “patrimônio líquido elevadíssimo?”), entre vários outros.”

Essas questões nos levam a imaginar a criação da nossa persona que é um termo muito comum hoje em dia, mas o formato destas perguntas nos leva a uma abordagem que lembra o conceito de uma pesquisa etnográfica, conforme podemos ver em Tumelero (2019):

“A pesquisa etnográfica é uma pesquisa que estuda pessoas a partir de uma análise profunda sobre os comportamentos, as crenças, os costumes e outras características da comunidade. Ou seja: a pesquisa etnográfica estuda os padrões mais previsíveis das percepções e dos comportamentos na sua rotina diária das pessoas.”

Ou seja, fazemos um aprofundamento para entendermos realmente o nosso cliente, quem é ele e o que ele deseja. Aqui saímos do básico e entramos mais em uma visão científica de como criar essa persona. Uma visão mais comportamental e de momento de vida do nosso lead ou do nosso cliente.

Precisamos tomar cuidado com o desenho da persona, pois o foco somente em uma visão demográfica de dados básicos, pode gerar uma divergência na construção real da sua persona, veja o exemplo (RODRIGUES, 2019):

Fonte: https://www.fermentonosnegocios.com.br/segmentacao-de-clientes-por-job

Conclusão

Precisamos de atenção ao tentar desenhar a nossa persona. Somente dados demográficos básicos podem nos levar a uma interpretação errônea de quem realmente é o nosso cliente. A necessidade de uma pesquisa etnográfica, pode nos ajudar a ter uma visão maior do nosso cliente e assim conseguir definir de forma mais assertiva o seu Job to be done.

Referência Bibliográfica

CHRISTENSEN, C. M. et al. Muito Além da Sorte: Processos inovadores para entender o que os clientes querem. Tradução: Beth Honorato. Porto Alegre: Bookman, 2018. ISBN: 978-85-8260-452-6.

TUMELERO, Naína. O que é etnografia e como fazer uma pesquisa etnográfica?. ln: Mettzer. Mettzer. [S.l.]. 17 out. 2019. Disponível em: https://blog.mettzer.com/pesquisa-etnografica/#:~:text=A%20pesquisa%20etnogr%C3%A1fica%20%C3%A9%20uma%20pesquisa%20que%20estuda%20pessoas%20a,sua%20rotina%20di%C3%A1ria%20das%20pessoas.. Acesso em: 21 jul. 2023.

RODRIGUES, Mauro. Dividir para conquistar? Repensando a segmentação de clientes. ln: Fermento nos Negócios. Fermento nos Negócios. [S.l.]. s.d. Disponível em: fermentonosnegocios.com.br/segmentacao-de-clientes-por-job. Acesso em: 21 jul. 2023.